domingo, 13 de abril de 2008

Exame da Anpec

Uma ilustre leitora me enviou esse link:

www.debateanpec.blogspot.com

Pedi para que ela escrevesse um tópico sobre isso. Mas ela recusou. Em vez disso, enviou um email falando a respeito. Já que ela não quis escrever, vou colocar sua opinião mesmo assim:

Vamos acabar com a estatística básica e a matemática cobradas na anpec! (haha). O mais engraçado é a falta de lógica, pois nenhum centro é obrigado a participar da anpec, então os centros heterodoxos que não participem ou os alunos que não estão felizes com esta forma de seleção, que busquem as inúmeras outras possibilidades existentes para se fazer um mestrado. Além disso, ninguém precisa saber (infelizmente) matemática e estatística básicas para passar em grande parte dos centros (há vários casos de pessoas com notas padronizadas negativas em matemática e estatística que fizeram/fazem mestrado na Unicamp e assemelhados - isso é fácil de ser comprovado (a priori ou a posteriori! (haha)). Se o exame parece tão difícil para algumas pessoas, isso significa que o curso que fizeram deixou a desejar, pois não conseguiu ensinar o básico de economia (o que é uma realidade).


Preciso falar algo? Pois bem, minha ilustre leitora (bota ilustre nisso), matou a pau. Obrigado Senhorita A..

P.S.: Não sou Diogo Mainard (infelizmente), ela permitiu que eu postasse isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

caramba,jamais imaginei q o preço do exame da anpec fosse tão caro.

Cristiano disse...

Erik,

o processo para ingresso nos programas de mestrado em economia é o mais justo que existe. Basta o aluno sentar na cadeira e estudar pro exame. Para os sérios centros, basta ao aluno ralar. Não há política de corredor. Bem diferente dos demais cursos. Por exemplo, ma area de humanas, se o candidato não lamber o saco escrotal do coordenador, ele não faz mestrado. Felizmente, os bons centros de economia do Brasil que possuem progamas de mestrado acreditam no mérito individual e valorizam, exclusivamente, a nota do exame. A regra é clara para ingresso. O jogo é colocado na mesa e basta, apenas, o candidato encarar o desafio. Se ele estudar pro exame, entra em bom centro. Isso que é o legal da Anpec. Basta o candidato querer estudar.

Cleiton disse...

Se depender do pessoal que bolou esse manifesto teríamos os irmãos Possas como bibliografia obrigatória em "micro" , Macedo e Silva em Macro e a prova de EB seria baseada no saudoso Cardoso de Mello.

Anônimo disse...

Erik!
apesar do exagero, muito obrigada pelo ilustre! rs...
Ao anônimo que se assustou com o valor da inscrição no exame da Anpec, repito o comentário que fiz no site do tal "debate":
realmente aumentou muito (quando eu fiz acho que era muito menos da metade do valor atual). Porém, é sempre bom lembrar que a pessoa se inscreve em 6 centros simultaneamente e faz 1 único processo seletivo. Contabilizando os custos de realizar 6 processos seletivos separadamente (em universidades distintas), o valor total disso poderia até mesmo superar os R$300,00, dependendo das opções.
Andreza

Porco Capitalista disse...

Deixei meu comentário lá no site deles.

Vinícius Barcelos - Porco Capitalista