domingo, 18 de maio de 2008

Leitura de final de noite

Separei o seguinte texto como leitura de final de noite:

A neoclassical analysis of the Brazilian "Lost Decades" - Flávia Graminho

A autora destaca que os choques de produtividade foram os grandes responsáveis pelos comportamentos do produto e consumo na década de 1980 e início dos anos noventa. O aumento da intervenção no mercado de trabalho, via constituição de 1988, também é destacado.

Destaco, em sua conclusão, a seguinte frase:

The creation of public companies and other distortionary governement policies may also have drivem down the produtivity of the whole economy, enabling less efficient firms to in business (p. 27).


Esta consideração, embora clara, parece não ter entrado na cabeça de nossos governantes. Duvidam? Vejam a idéia do presidente da república aqui.

4 comentários:

Aline Carolina Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo Nazaré disse...

Prezado Erik Figueiredo,

Permita-me citar este post em meu blog. Cheguei aqui atraves do gustibusgustibus. Por favor me comunique se nao concordar com a citacao.

Sds. Ronaldo.

Erik Figueiredo disse...

Aline,

O estado, ao contrário do que pensam, está crescendo. Isso é péssimo! O mercado deve reger a atividade econômica, não o estado.

Os exemplos são vastos na literatura. Inclusive o judiciário, e suas cláusulas sociais nos contratos, é um dos grandes responsáveis pelo baixo investimento nesse país.

Aline Carolina Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.