segunda-feira, 30 de junho de 2008

Baixaria acadêmica

Lembram do episódio onde um autor colocou o artigo como "aprovado para publicação" em seu Lattes, embora o paper estivesse em minha mão e, consequentemente, sob processo de avaliação? Pois bem, descobri que não foi só ele que fez isso. Um dos coautores, inclusive muito respeitado como pesquisador aqui no Nordeste, fez o mesmo.

Um amigo me falou brincando: vou submeter um paper para a Econometrica e colocar "aceito para publicação em 2008".

Enfim, o que fiz? O paper era bom, quanto a isso nada tenho a declarar. Contudo relatei o ocorrido para o editor da revista e, felizmente, rejeitamos o trabalho.

Fiquei muito feliz com a decisão editorial. Porém, o melhor seria denunciá-los, como coloquei em meus comentários:

[...] Para minha surpresa, os autores cometeram uma atitude, no mínimo, reprovável: incluíram em seus curriculum Lattes o artigo como "aceito para publicação". Confira, por favor, o que eu digo:

[links para o Lattes]

Nesse sentido, temos duas possibilidades: a) ou eles não sabem a diferença entre aceito e submetido ou; b) agiram de má fé.

Sei que aqui não é o lugar para tratarmos desse assunto, o ideal seria que a CAPES tivesse um maior controle sobre as informações, dado que elas estão sendo usadas para avaliação dos centros de pesquisa. O triste é observar que esse tipo de "maquiagem" de produção está cada vez mais comum em nosso meio.

Portanto, temos um dilema: um bom trabalho, passível de publicação na (nome da revista), contudo uma atitude reprovável de seus autores.

Por conta disso, mando o parecer apenas para você e não para os autores. Podemos continuar conversando a respeito da decisão editorial?

Atenciosamente,

Erik Figueiredo

Nenhum comentário: