terça-feira, 28 de outubro de 2008

Belo comentário

Belo post do Homo Econometricum (Pedro Sant'Anna). Reproduzo na íntegra:

Parece até piada de português...

"O sistema financeiro tem obrigação de ganhar o seu dinheiro em coisas que gerarão empregos, produtos, riqueza. Não podemos permitir que o sistema financeiro mundial brinque com a sociedade. Não podemos admitir que alguém fique rico apenas trocando papéis, e poucas vezes se gerou um paletó, uma bota e um alfinete".

Olha o presidente aí. Isso explica porque o Brasil é uma selva!!!

A ignorância predomina. Foi esquecido que um sistema financeiro desenvolvido gera liquidez para a economia. Se tenho um dinheiro e não quero consumir agora, e alguém precisa de dinheiro para investir, consumir, ou dar para a vovó, mas não o têm, por que não devo comprar "papéis" desse indivíduo em troca de promessas de uma taxa de juros?!

Se depois alguém quiser comprar esse título de mim por um valor maior do que eu julgo valer, por que não devo vender? Onde está a coisa ilícita aqui?! Se as trocas foram voluntárias, não tem nada de errado nisso!

Na verdade, não podemos é deixar que alguém fique rico apenas mamando na teta do Estado, desviando verbas, sem nunca ter feito alguma coisa útil para o país. Isso sim é um absurdo!

Nenhum comentário: