quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Textos para discussão, citá-los ou não?

Citar ou não textos para discussão?

Este foi o tema de um debate entre eu, o Angelo Fasolo e o Sabino.

Eu e o Fasolo ``convergimos'' (homenagem ao Sabino) para a seguinte opinião: se o trabalho é bom, ele deve ser citado.

A questão é separar o que é bom e o que não é. Porém, além de pesquisadores, nós somos os avaliadores das revistas. Logo, esse julgamento é possível.

No mais, os TD's são a fronteira da pesquisa. Para me atualizar freqüento as páginas do Ecineq e do IZA, pois, lá estão os desenvolvimentos recentes da minha área de pesquisa.
Visito os endereços pessoais de alguns pesquisadores como, Frank Cowell, Vitor Chernozhukov, Rolf Aaberge, Jean-Yves Duclos, François Bourguignon, entre outros. Ou seja, necessito de textos para discussão o tempo todo e, se eu os usar, vou cita-los sem problemas.

Porém, as opiniões divergem. Ainda bem!

Um comentário:

Leonardo Monasterio disse...

Um voto a favor da citacao dos textos para discussao! (Mas na hora de publicar o seu trabalho, vale sempre aquela checada para ver se o td jah foi aceito em journal).
A proposito, eu acabei de levar uma bronca de parecerista pq o meu trabalho se baseava em um working paper.

Enfim, na minha opiniao, a polemica ainda faz parte do processo de transicao que a internet trouxe.