terça-feira, 18 de junho de 2013

Podemos ter Pobreza ou pobreza, escolha uma

O The Amplifier é um jornal ligado as causas socias de Knoxville. (Reportagem AQUI.) A edicao deste mes traz uma reportagem sobre o gap de renda na cidade.


Para resumir:

"Tennessee's minimum wage of $7.25 an hour allows a full-time employee to garner a meager $13,920 a year, before taxes. Sitting directly below that amount is the National poverty line for an individual, precisely $11,490."

Isso mesmo, fazendo uma conversao grosseira, a linha de pobreza norte americana é de $957.5 por mes, ou melhor, 2 mil reais mensais (DOIS MIL REAIS - E EM CAIXA ALTA). Isso em um país onde o imposto médio é de 10% (contra os 40% do Brasil), e com alimentacao, transporte e lazer baratos. Pode-se, por exemplo, comprar um bom automóvel por 3 mil dolares, ou seja, 3 vezes a linha de pobreza(Vejam AQUI). Me digam, qual automovel podemos comprar com 3X a linha de pobreza do Brasil, ou melhor, com R$ 210?

Antes que voces digam: "Erik nao me mate de vergonha, voce está misturando pobreza relativa com absoluta". Eu digo, é justamente isso que quero fazer, pois, a pobreza sempre vai existir. Só quero mostrar que podemos vislumbrar um nivel de bem estar superior, com menos impostos e menos intervencao estatal.



Nenhum comentário: